×
Fermento biológico natural caseiro aprenda agora essa maravilha
Fermento biológico natural caseiro aprenda agora essa maravilha
1 porções 35 minutos
POR:
4.90 462 votos
Por conta da fermentação lenta dele, você não terá tanta azia e o pão ficará mais saboroso. Veja essa receita que preparamos para você de como fazer Fermento biológico natural caseiro com todo carinho do mundo.

INGREDIENTES

  • Os ingredientes fiz direto no modo de preparo, pois achei muito mais pratico e fácil de te ensinar. 
  • Confira

MODO DE PREPARO

COMO FAZER O FERMENTO NATURAL?

  1. Já adianto aqui que paciência é fundamental. E se tiver uma balança, melhor ainda. Além disso, será necessário apenas um pote de vidro, uma colher, água mineral ou fervida e farinha de trigo.
  2. Primeiro, pegue um pote de vidro (pode ser aqueles de conserva). Coloque 50 gramas de farinha e 50 ml de água. A farinha pode ser integral ou branca. Misture bem e tampe o pote com um tecido ou um papel toalha. Guarde o pote num local escuro e o deixe descansando por 48 horas.
  3. Após 2 dias, acrescente mais 30 gramas de farinha e 20 ml de água. Misture bem, tampe o vidro com um pano ou papel toalha e guarde novamente num local escuro por mais 48 horas.
  4. Agora, no 4º dia de fermentação é hora de acrescentar mais farinha e água. Dessa vez, acrescente 50 gramas de farinha e 30 ml de água. Mexa bem e tampe o pote com um pano ou um papel toalha. A cada vez que você acrescenta farinha e água está alimentando seu fermento.
  5. Agora estamos no 6º dia de fermentação. Então é hora de pegar o seu fermento e pegar dele 100 gramas e colocar numa tigela. O restante pode descartar ou dar para um amigo para também fazer seu próprio levain. Adicione na tigela 300 gramas de farinha e 200 ml de água. Mexa bem e tampe com um filme plástico e deixe crescer por 8 horas. Após esse período guarde seu fermento na geladeira e ele estará pronto!

COMO ARMAZENAR E USAR SEU FERMENTO NATURAL?

  1. Se você for fazer pão todo dia, não é preciso guardar o fermento na geladeira. Basta, todo dia alimentar ele. Porém, se for fazer pão uma vez ou mais na semana, o ideal é guardar o levain num pote com tampa na geladeira. Assim, o processo de fermentação fica mais lento e o fermento pode durar por até 15 dias sem ser alimentado.
  2. Se você não usar o levain por muito tempo, é preciso que, pelo menos, a cada 15 dias, você tire ele da geladeira, alimente-o, deixe ele fermentando por algumas fora da geladeira e depois o guarde novamente na geladeira.
  3. Quando for usar o fermento antes de 15 dias, o certo é tirar ele um dia antes para alimentar e deixar em temperatura ambiente para ativá-lo. Assim, depois é só usar a quantidade necessária e voltar com ele para a geladeira.
  4. Faça o fermento e depois que ele estiver pronto é só pegar uma receita de pão de fermentação natural e fazer um com seu próprio fermento!