×
Crepe suíço crepe no palito doce e salgado
Crepe suíço crepe no palito doce e salgado
15 porções 15 minutos
POR:
4.77 183 votos
Crepe suiço, crepe no palito, é uma massa base neutra e com a mesma massa, você tanto faz crepe doce (com recheio doce) quanto crepe salgado (com recheio salgado).

INGREDIENTES

base neutra

  • uma   colher de chá de sal
  • 1  xícara de chá de farinha de trigo
  • uma  colher de sopa de fermento em pó
  • 2 ovos
  • 4 colheres de sopa de óleo
  • 1 colher de sobremesa de açúcar
  • ½ xícara de chá de leite

crepe doce:

  • 1 colher de chá de essência de  baunilha
  • raspas de ½ limão (tahiti ou siciliano)

crepe salgado:

  • 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado

recheio a gosto

 

MODO DE PREPARO

  1. Você tanto pode fazer a massa no liquidificador quanto na mão e abaixo estão os dois modos de fazer. Se preferir bater no liquidificador ignore o modo de preparo na tijela e vice e versa.

LIQUIDIFICADOR: Direto no copo do liquidificador coloque  2 ovos inteiros, 4 colheres de sopa de óleo, 1 colher de sobremesa  de açúcar, 1 colher de chá de sal e 1 xícara de chá de farinha de trigo.  Agora ligue o liquidificador e bata um pouco   até obter uma massa homogênea, como a da panqueca, não precisa bater muito, só até misturar.  A massa é um pouco mais grossinha que a massa tradicional de panqueca.Nesse momento,  para o crepe salgado junte 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado e misture. Já para o crepe doce, saborize com  1 colher de chá de essência de  baunilha ou  raspas de ½ limão (tahiti ou siciliano) ou ainda os dois juntos que também fica uma delicia. Por último junte 1 colher de chá de fermento em pó e misture também delicadamente.

TIJELA: Em primeiro lugar, em uma tijela coloque 2 ovos inteiros e bata com ajuda de um batedor de arame ou garfo. Depois adicione 4 colheres de sopa de óleo, 1 colher de sobremesa  de açúcar, 1 colher de chá de sal e 1 xícara de chá de farinha de trigo. Então misture delicadamente até obter uma massinha (como de panqueca). A massa é um pouco mais grossinha que a massa tradicional de panqueca.  Nesse momento,  para o crepe salgado junte 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado e misture. Já para o crepe doce, saborize com  1 colher de chá de essência de  baunilha ou  raspas de ½ limão (tahiti ou siciliano) ou ainda os dois juntos que também fica uma delicia. Por último junte 1 colher de chá de fermento em pó e misture também delicadamente.

COMO MONTAR O CREPE SUIÇO NA CREPEIRA

  1. A montagem não tem nenhum segredo, basta colocar um pouco de massa na creperia colocar o recheio (doce ou salgado) e cobrir com massa.
  2. Nesse dia eu só fiz crepes salgados e montei primeiro os  espetos de queijo, queijo com presunto e salcicha.
  3. Na hora de colocar a massa eu usei uma garrafinha com bico dosador para facitar na hora de colocar a massa, mas fiz com a concha e deu super certo também.
  4. Para montar o crepe doce, basta levar uma porção  de massa a crepeira, rechear com nutella, ou doce de leite, queijo com goiabada, brigadeiro ou outro recheio doce de sua preferencia e cobrir com a massa.

COMO MONTAR O CREPE SUIÇO EM DISCOS COMO PANQUECA

  1. Primeiro unte  uma frigideira anti aderente com 3 gotinhas de óleo, espalhe o óleo sobre toda a  superfície.
  2. Depois  com a mão direita e  com  ajuda de uma concha pegue uma porção da massa e leve ao centro  frigideira, untada e pré aquecida em fogo baixo.
  3. Então  com a mão esquerda gire a frigideira a fim de que a massa se espalhe formando um disco.
  4. Agora deixe por 3 ou 4 minutos até perceber que a massa começa a descolar do fundo da frigideria, nesse momento vire o disco e deixe por mais 2 ou 3 minutos do outro lado.
  5. Depois recheie como preferir e bom apetite!